Página Inicial  
   
Fale Conosco  
   
 
  Medicina Integrada e Anti-Aging      
Terapêutica Orto Molecular

A Orto molecular surgiu há mais de 20 anos nos Estados Unidos. Atualmente, tanto na Europa como nos Estados Unidos, ela foi incorporada às diversas especialidades médicas, deixando de ser considerada como uma técnica aparte nestes países.

No Brasil ela foi reconhecida como pratica conforme a resolução 1500/1998 do Conselho Federal de Medicina e depois regulamentada e normatizada como “”Terapeutica Ortomolecular” pela resolução 1938/2010 co CFM.

Ela se baseia em quatro princípios: Desintoxicação, Anti-glicação, Anti-oxidação e Rebalanço bioquímico.

Desintoxicação
Hoje há em nosso meio um excesso de toxinas, principalmente metais pesados (mercúrio, alumínio,etc.), agrotóxicos e aditivos químicos nos alimentos (acidulantes, conservantes, corantes, flavorizantes, etc.). O sistema imunológico – nosso sistema de faxina – não consegue eliminar estes elementos muito pesados, o que provoca um bloqueio nas trocas metabólicas, sofrimento celular e o desenvolvimento de doenças funcionais e degenerativas.

Anti-Oxidação
O sofrimento dos tecidos causa uma oxidação (degeneração) das membranas das células e dos vasos sanguíneos, que provoca um sofrimento e morte celular com a diminuição ou até perda das funções dos órgãos afetados. A oxidação já é amplamente utlizada e difundida principalmente na área de Dermatologia e estética, com os cremes anti-oxidantes e mesmo na Cardiologia, onde os trabalhos científicos mais modernos tem mostrado que a oxidação do colesterol é um fator de risco cardíaco tão ou mais importante que o nível de colesterol ou até na Oncologia onde a oxidação é hoje um fator demostrado de risco ou agravamento na formação e desenvolvimento de tumores.

Anti-glicação
As pesquisas mostram que o consumo de açúcar nos EUA em torno do ano de 1900 era de aproximadamente 3 Kg por ano e hoje em torno de 35 Kg por ano.
Já no Brasil calcula-se em 25 Kg por ano o consumo. A fonte são os carboidratos refinados , o açúcar refinado e o chamado açúcar escondido usado nos alimentos prontos e industrializados. Este excesso de açúcar se liga as proteínas que formam os tecidos caramelizando-as (cientificamente chama-se glicação) e bloqueando então as funções e respiração destes tecidos. Isto é o que acontece com os diabéticos. Uma terapêutica e um tratam,ento Anti-glicação então é fundamental para recuperarmos a saúde de nossos tecidos.

Rebalanço bioquímico
Assim como nossos ossos não incorporam bem o Cálcio sem vitamina D, silício e outros elementos, todas as reações químicas do nosso corpo dependem de vários elementos em quantidade e balanço exato. É como fazer um bolo. Se não tivermos farinha, ovos, água, açúcar, chocolate e fermento presentes e em quantidades exatas o bolo ou não sairá ou ficará uma porcaria.. No corpo humano a correta presença e combinação de minerais, vitaminas, ácidos graxos e aminoácidos é fundamental para a perfeita atividade dos órgãos e a suplementação dos elementos necessaros a cada caso nas quantidades e combinações exatas podem representar uma ajuda fundamental no tratamento e na prevenção de doenças

Conclusão
Estimular a eliminação dos elementos tóxicos bloqueadores; combater a oxidação dos tecidos e vasos, combater a glicação tecidual e suplementar o organismo com uma combinação que o permita atuar perfeitamente são os princípios da Terapêutica Orto molecular. Seus resultados no combate ao envelhecimento precoce e no tratamento e prevenção de doenças crônicas, são, há muito, justificam sua ampla utilização em todo o mundo e agora no Brasil.

Clique aqui, saiba mais
                         
Direitos Reservados a BIOLÓGICA 2009 - Desenvolvimento: Concept Consultoria